Dicas

 

 

 

 

Receitas de Repelente Caseiro de Citronela

 
T i n t u r a
200g da planta seca e triturada
1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70%
1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro
1 frasco escuro para acondicionar
1 funil
1 papel filtro
pano branco e limpo para coar e etiquetar
 
Modo de fazer
Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro. Rotular.
Validade: 2 anos
 
L o ç ã o R e p e l e n t e
Ingredientes para 1 litro de loção (100%):
 
150ml de glicerina líquida (15%)
150 ml de tintura de Citronela (15%)
350 ml de álcool de cereais (35%)
350 ml de água mineral, destilada ou filtrada (35%)
Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes em partes iguais e embalar em recipiente de cor âmbar.
Passar na pele quando estiver em locais com moscas e mosquitos.

 

 

Use a mente a seu favor

 

Por Daniela Cunha

 
Eu não vou conseguir. É difícil demais. Odeio minha vida. Pensamentos como esses habitam o fundo de nossas mentes e surgem à tona quando menos se espera. Embora pareçam normais, acredite, podem ser mais prejudiciais do que parecem. Especialista mostra como a autopunição e a auto sabotagem contribuem ativamente para sentimentos de depressão e fracasso.

Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano. 

1. Confie em seu potencial

O que você pensa sobre si mesmo influencia o que os outros pensam sobre você. Sua crença sobre si influenciará seu comportamento e a forma como filtra e entende o que os outros falam e fazem, tendendo a buscar na realidade provas para corroborar como se vê. Então, quando você se acha inteligente, automaticamente se coloca no mundo de forma segura e confiante, fazendo com que os outros confiem no que diz, colhendo opiniões e posturas que confirmem sua tese (“sou inteligente”), dando pouca importância a sinais contrários a ela.

2. Nada é tão difícil quanto parece

Deixe de pensar o quanto é difícil conquistar seu objetivo ou colocar seu plano em prática. Pense: “o que é preciso para conquistar meu objetivo?” Divida seu objetivo em objetivos menores, de mais fácil execução e os realize pensando que está se aproximando a cada passo do objetivo final.

3. Sonhe com realismo

Sonhar é uma das melhores coisas da vida; transforme seus sonhos em metas! Dê a eles datas, quantifique-os, verifique se são exequíveis, pense como podem se tornar reais, do que e de quem dependem, do que você precisaria para conquistá-los e vá à luta. Todas as idéias e pensamentos revolucionários já foram, um dia, uns sonhos.

4. Positividade atrai positividade

Tenha uma atitude positiva diante da vida. Isto atrairá pessoas positivas e efeitos positivos. Energias que vibram em sintonia são, naturalmente, mais harmoniosas.

5. Fotografe seu futuro

Visualize seus objetivos com detalhes e cores vivas, como sendo sua realidade futura. Imagine-se vivendo aquilo que deseja viver com riqueza de detalhes – sinta-se vivenciando essa nova realidade e prepare sua mente para viver nessa condição.

6. O que você quer?

Não gaste tempo e energia pensando no que você não quer. Troque esse pensamento pelo seu oposto. Por exemplo: ao se pegar pensando que não quer ficar doente, troque conscientemente esse pensamento por “quero ficar saudável” e “o que posso fazer para me manter saudável?”

 

7. Pense grande

Trabalhe para a abundância. Não pense no mínimo necessário, mas sim no desejável. Se esperarmos pouco, podemos fechar os olhos para as oportunidades que sejam maiores ou melhores do que nossa expectativa.

8. Analise suas metas

Acompanhe suas metas para perceber se está tendo progressos; se não estiver, trabalhe para identificar o que está lhe impedindo de progredir no rumo do seu desejo. Muitas vezes, pensamentos negativos, inadequados ou mesquinhos impedem nossos desejos de se realizarem.

9. Mantenha o foco

O pensamento positivo serve para nos aproximar do que desejamos, mas, obviamente, não materializa magicamente nossos objetivos. Precisamos trabalhar com foco no que queremos com persistência e paciência.

10. Faça seu próprio destino

Por fim, pense nas palavras do grande sábio Mahatma Gandhi: “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos se tornam suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras se tornam suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes se tornam seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos se tornam seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... se tornam seu destino.”

 

Daniela Cunha é psicoterapeuta do Instituto Estadual de Diabete e Endocrinologia (EIDE). 

Para entrar em contato mande e-mail para danyoga@oi.com.br.

 

 

 

 

Dicas para crescer e viver em paz

 

· Afirme somente se tiver certeza.

· Acredite somente se lhe derem fatos.

· Gaste somente se souber de onde tirar fundos.

· Coma somente se tiver fome.

· Durma somente se tiver sono.

· Fique na sua e, em caso de dúvida, siga seu próprio nariz.

· Abrace muito, beije mais ainda, e ria, já que a vida é de graça.

· Peça: sempre haverá alguém que lhe dará o que você está precisando.

· Despeça-se do que já passou – quem vive de passado é museu.

· Pare de se preocupar. Suas desgraças nunca serão do tamanho que você pensa. Nem seus êxitos.

· Perdoe-se por suas burrices e fracassos. Se você não se perdoar, vai ser inútil pedir desculpas ou dizer “sinto muito” a quem quer que seja.

· Reze para agradecer, nunca para pedir. Você já recebeu mais do que o suficiente para crescer e ser feliz.

· Não perca tempo em discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção, tome um banho frio, ou vá dar uma volta de bicicleta pela cidade.

· Desista de fazer a cabeça dos outros – o que eles pensam de você não é de sua conta.

· Cuide de si mesmo como se estivesse cuidando do seu melhor amigo.

· Expresse a sua individualidade. Transe a sua sexualidade. Apóie-se em seus talentos e virtudes.

· Concentre-se em seus objetivos “Pare de fumar”, faça sempre ginástica.

· Mude algo em si mesmo todos os dias. Dê um abraço apertado em alguém.

· Faça alguma coisa que sempre desejou fazer, que pode fazer, mas que tinha vergonha.

· Cometa erros novos. Simplifique sua vida. Deixe bagunçado. Pare de frescura.

· Acredite no amor, nada no mundo é mais digno de crédito. Ame, não é vexame nenhum.

· Nunca pense que o amor é uma “água morna”, onde há amor, há respeito pelas diferenças.

· Onde as diferenças são aceitas, existem pontos de vista contrários; e onde existem pontos de vista contrários, há conflitos e desentendimentos. Não se intrometa na vida dos outros, nem julgue as pessoas de jeito nenhum. Deixe-as ser como são e curta o melhor de cada um.

· Grandes amizades não se perdem em pequenas disputas. Se perderem, é porque não eram nem amizades, muito menos grandes.

· Leia o que está escrito, ouça o que é dito se não compreender, pergunte.

· Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe.   É assim que se aprende.

 

 

 

 

Dicas de como economizar água (consumo consciente de água)

 

- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;

- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;

- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;

- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;

- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;

- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;

- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;

- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;

- Reutilizar a água sempre que possível;

- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;

- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;

- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;

- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;

- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;

- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneiras. 

 

 

 

Administrando o tempo

Geralmente quem escreve sobre administração do tempo não o faz porque seja especialista na questão, mas, sim, porque quer aprender mais sobre o assunto. Pelo menos foi esse o meu caso. Vou relatar aqui algumas de minhas descobertas.

1- Administrar o tempo não é uma questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade: é uma questão de saber definir prioridades. Provavelmente (numa sociedade complexa como a nossa), NUNCA vamos ter tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer. Saber administrar o tempo é ter clareza cristalina sobre o que, para nós, é mais prioritário, dentre as várias coisas que precisamos e desejamos fazer – e tomar providências para que essas coisas mais prioritárias sejam feitas, sabendo que as outras provavelmente nunca vão ser feitas (mas tudo bem: elas não são prioritárias).

2- Dentre as coisas que vamos listar como prioritárias, algumas estarão ali porque nos são importantes, outras porque são urgentes. Imagino que algo que não é NEM importante NEM urgente não estará na lista de ninguém. E também sei que na lista de todo mundo haverá coisas que são IMPORTANTES E URGENTES. Não resta a menor dúvida de que estas coisas devem ser feitas imediatamente, ou, pelo menos, na primeira oportunidade. Poucas pessoas questionarão isso. O problema surge com coisas que consideramos importantes, mas não urgentes, e com coisas que são urgentes, mas às quais não damos muita importância.

3- Digamos que você considere importante ficar mais tempo com sua família. Por outro lado, você tem que trabalhar x horas por dia. Se o seu trabalho é mais importante do que ficar com a sua família, o problema está resolvido: você trabalha, mesmo que isso prejudique a convivência familiar. Mas e se o trabalho não é mais importante para você do que a convivência familiar? Neste caso, provavelmente o trabalho é urgente, no sentido de que tem que ser feito, pois doutra forma você vai ser despedido (ou perder clientes, se for autônomo ou empresário) e vai ter dificuldades para manter sua família (embora, sem trabalho, provavelmente vai poder passar mais tempo com ela…). Aqui o conflito é entre o importante e o urgente – e é aí que a maior parte de nós se perde, e por uma razão muito simples: algumas das tarefas que temos que realizar não são selecionadas por nós, mas nos são impostas. Isto é: não somos donos de todo o nosso tempo. Não temos, em relação ao nosso tempo, toda a autonomia que gostaríamos de ter. Quando aceitamos um emprego, estamos, na realidade, nos comprometendo a ceder a outrem o nosso tempo (e, também, o nosso esforço, a nossa capacidade, o nosso conhecimento, etc.). Este é um problema real e de solução difícil: não somos donos de boa parte de nosso tempo.

4- Acontece, porém, que geralmente usamos mal o tempo que dedicamos ao trabalho (e, por isso, temos que fazer hora extra ou trazemos trabalho para casa), ou mesmo o tempo que passamos em casa. Usar mal QUER DIZER que muitas vezes usamos o nosso tempo para fazer o que não é nem importante nem urgente, mas apenas algo que sempre fizemos, pela força do hábito. Alguém me disse, quando eu era criança, que a gente nunca deveria abandonar a leitura de um livro, por pior que ele fosse. Que bobagem! Mas quanto tempo desperdicei terminando de ler coisa que de nada me serviu por causa desse conselho! Uma vez me peguei dizendo à minha família que não poderia fazer algo (não me lembro o quê) domingo de manhã porque precisava ler os jornais. Eu lia, religiosamente, a Folha e o Estado aos domingos de manhã (sinto muito, folks: há tempo que não freqüento escola dominical). Lia por hábito. Achava que um professor tem que se manter informado. Mas quando disse que “precisava” ler os jornais me dei conta de que realmente não precisava lê-los. O que é de pior que poderia me acontecer se eu não lesse os jornais, me perguntei. NADA, foi a resposta que tive honestamente que dar. Se houver algo importante nos jornais provavelmente fico sabendo no noticiário da TV, ou na VEJA. Mas daí me perguntei: e preciso ler a VEJA todas as semanas? Resposta: não. Existe algo que eu prefiro ler/fazer naquelas manhãs de domingo que ganhei? Claro, muitas coisas – PARA AS QUAIS EU ANTES NÃO TINHA TEMPO. Ganhei as horas dos jornais, ganhei as horas da VEJA, fui ganhando uma horinha aqui outra ali, para as coisas que eu realmente queria fazer há muito tempo e não achava tempo…

5- Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida, não é ficar escravo do relógio. É uma batalha constante, que tem que ser ganha todo dia. Se você quer ter a autonomia de decidir passar mais tempo com a família, ou sem fazer nada, você tem que ganhar esse tempo deixando de fazer outras coisas que são menos importantes para você. Em última instância pode ser que você até tenha que, eventualmente, arrumar um outro emprego ou uma outra ocupação.

6- O tempo é distribuído entre as pessoas de forma bem mais democrática que muitos dos outros recursos de que nós dependemos (como, por exemplo, a inteligência). Todos os dias cada um de nós recebe exatamente 24 horas (a menos que seja o último dia de nossas vidas): nem mais, nem menos. Rico não recebe mais do que pobre, professor universitário não recebe mais do que analfabeto, executivo não recebe mais do que operário. Entretanto, apesar desse igualitarismo, uns conseguem realizar uma grande quantidade de coisas num dia – outros, ao final do dia, têm o sentimento de que o dia acabou e não fizeram nada. A diferença é que os primeiros percebem que o tempo, apesar de democraticamente distribuído, é um recurso altamente perecível. Um dia perdido hoje (perdido no sentido de que não realizei nele o que precisaria ou desejaria realizar) não é recuperado depois: é perdido para sempre.

7- Há os que afirmam, hoje, que o recurso mais escasso na nossa sociedade não é dinheiro, não são matérias primas, não é energia, não é nem mesmo inteligência: é tempo. Mas tempo se ganha, ou se faz, deixando de fazer coisas que não são nem importantes nem urgentes e sabendo priorizar aquelas que são importantes e/ou urgentes.

8- Quem tem tempo não é quem não faz nada: é quem consegue administrar o tempo que tem de modo a poder fazer aquilo que quer.

9- Por outro lado, ser produtivo não é equivalente a estar ocupado. Há muitas pessoas que estão o tempo todo ocupadas exatamente porque são improdutivas – não sabem onde concentrar seus esforços e, por isso, ciscam aqui, ciscam ali, mas nunca produzem nada. Ser produtivo é, em primeiro lugar, saber administrar o tempo, ter sentido de direção, saber aonde se vai.

10- Administrar o tempo, em última instância, é planejar estrategicamente a nossa vida. Para isso, precisamos, em primeiro lugar, saber aonde queremos chegar (definição de objetivos). Onde quero estar, o que quero ser, daqui a 5, 10, 25, 50 anos? O segundo passo é começar a estrategiar: transformar objetivos em metas (com prazos e quantificações) e decidir, em linhas gerais, como as metas serão alcançadas. O terceiro passo é criar planos táticos: explorar as alternativas específicas disponíveis para se chegar aonde queremos chegar, escolher fontes de financiamento (emprego, em geral, é fonte de financiamento), etc. Em quarto lugar, fazer o que tem que ser feito. Durante todo o processo, precisamos estar constantemente avaliando os meios que estamos usando, para verificar se estão nos levando mais perto de onde queremos vamos querer estar ao final do processo. Se não, troquemos de meios (procuremos outro emprego, por exemplo).

11- Mas tudo começa com uma verdade tão simples que parece uma platitude: se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá – por mais tempo que tenha.

12- Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida. Não há maneira de obter mais. Por isso, tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo. Prolongar a duração de nossa vida não é algo sobre o qual tenhamos muito controle. Aumentar a nossa vida ganhando tempo dentro da duração que ela tem é algo, porém, que está ao alcance de todos. Basta um pouco de esforço e determinação.

Texto escrito por Eduardo O. C. Chaves

 

 

 

Você sabe usar o seu e-mail?

Tem certeza?
Então vejamos…
Regras importantes:
Ao encaminhar suas mensagens, encaminhe a mensagem
que REALMENTE contém o anexo ou o texto desejado,
e não aquela que está em sua “Caixa de Entrada”.
Fazendo isso, o seu destinatário NÃO terá que abrir 10 anexos
antes de chegar ao que realmente interessa. Além disso,
aquele montão de endereços eletrônicos pelos quais a mensagem
já passou também não aparecerá, para que depois
sejam “ROUBADOS” pelos senhores spammers,
que são os chatos que te mandam os e-mails
que você não solicitou e não sabe, sequer, de onde veio.
Caso o texto de sua mensagem contenha endereços eletrônicos,
apague-os, antes de “re-encaminhar”.

Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa,
NÃO ENVIE com o “Para” nem com o “Cc”,
ENVIE com o “CCO” (Com cópia oculta),
que NÃO mostra o endereço eletrônico de nenhum destinatário.
A pessoa vai simplesmente recebê-la,
mas não saberá quem são os demais destinatários.

Retire do título (Assunto) de sua mensagem os
“En”, “Enc”, “Fwd”, “Re”, “Res”,
e deixe somente o assunto, porque além de deselegante,
essa é uma das formas dos spammers saberem que
a mensagem tem muitos endereços ali dando sopa”.

E podem também reparar, que estas mensagens contêm,
pelo menos, muitos endereços de e-mails diferentes.
Quando todos fizermos isso, livraremos a Internet
da maioria dos vírus e propagandas indesejadas.

Não acredite em tudo o que você lê:
NÃO é porque alguém escreveu quatro degraus
anteriores da pirâmide que é verdade
(observe, é mais uma mera mentira).

NÃO existe uma organização de ladrões de fígado.
Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo,
mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu
ao primo do amigo dele.

NUNCA abra anexos com sufixo”. exe”,
delete-os mesmo que a piada possa ser muito boa
(lembre-se que “A curiosidade matou o gato”).

Só abra esse arquivo se a pessoa que o mandou
é de sua inteira confiança, mesmo assim confirme
se essa pessoa realmente te mandou este arquivo.

NÃO existem os vírus
”Good Times”,
”Bad Times”,
”Sapinhos Budweiser’ etc.

Na verdade, você NUNCA, mas NUNCA mesmo,
deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus,
antes de primeiro confirmar se é um site confiável,
de uma companhia real, o tenha identificado.
Tente em: ou ,
e mesmo assim, pense
duas vezes antes de passar adiante.
Lembre-se, alguns vírus podem infectar a máquina
só depois de serem lidos no Outlook.
É mais um terrível terrorismo on-line.

Se você estiver realmente pensando em passar adiante
aquela mensagem que já está no décimo degrau da pirâmide
(ou na décima geração), tenha pelo menos a delicadeza
de cortar aqueles 8 quilômetros de cabeçalhos,
de todo mundo que a recebeu nos últimos 6 meses.
E você também NÃO vai ficar doente se retirar todos
os que começam as linhas. Além disso,
seu amigo provavelmente já a recebeu.

Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão,
e as finanças de diversas empresas filantrópicas
estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail
NÃO ajudará esta causa. Se você quiser ajudar,
procure seu deputado, a Anistia Internacional ou a Cruz Vermelha.

E-mails de “abaixo-assinado” geralmente são falsos,
e nada significam para quem detém o poder
de fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado.
“São apenas meios de obterem endereços eletrônicos”.

NÃO existe nenhum projeto para ser votado no
Congresso que reduzirá a área da Floresta Amazônica em 50%;
e nem para deixar de cobrar pedágio;
portanto NÃO perca tempo nem “pague mico“
assinando e repassando aqueles furiosos abaixo-assinados
de protesto, ou comunicando este tipo de coisa.

Você NÃO vai morrer nem ter má sorte no amor
ou algo semelhante, se arrebentar “uma corrente”.
Isso não é questão religiosa.

Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet
é tão fácil quanto rabiscar os muros de uma área pública.
NÃO acredite automaticamente em tudo.
Observe o texto, reflita, analise,
tudo isto antes de repassar aos seus amigos.

Quando receber mensagens pedindo ajuda para alguém,
com alguma foto comovente, não repasse apenas
“para fazer a sua parte”, pode haver alguém
cheio de má intenção por traz deste e-mail.

Analise-o, se houverem dados do enfermo/aleijado,
consulte o telefone, verifique a veracidade das informações.
Se o telefone for um celular, mesmo depois de confirmar dados,
não creia. Afinal, próximo de sua casa,
há sempre alguém carente que você poderá ajudar efetivamente,
se esta for sua opção de vida, tão digna, porém,
explorada por mal intencionados.

Cuidado!
Muito cuidado ao repassar mensagens-lista de dados de pessoas,
que a cada um vai assinando, colocando seus endereços
e telefones reais. Podem facilmente serem utilizados
por assaltantes, seqüestradores, meliantes maus elementos, etc. etc.

Agora SIM, RE-ENVIE esta mensagem a seus amigos e conhecidos,
e ajude-os a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet.
E lembre-se, cada dia chegam milhares de inexperientes na Internet,
e quanto mais pudermos ensinar será de grande valia a todos.
Sempre repasse, ao máximo de pessoas possível este tipo de informação,
afinal, estes detalhes não se aprendem em escolas, mas aqui,
através da boa vontade de uns para com os outros e ensinando-os
a exercer este direito.

E nunca se melindre por alguém estar lhe corrigindo
algum destes erros aqui mencionados,
você pode ser apenas mais uma vítima
“cheia de boas intenções”
e nem seria preciso repetir aquele provérbio:
“De boas intenções o inferno está cheio.”

 


COMO CONSERVAR BANANAS POR MAIS TEMPO

Testado e aprovado…

Quando comprar bananas, chegue em casa e corte todas da penca, da forma que foi cortada nas fotos.
Com tesoura ou faca, para evitar 2 problemas:

01 – mosquito;

02 – e conservar por mais tempo sem deteriorar a ponta.

Normalmente a banana madura se separa da penca até mesmo pelo peso.
Quando isto acontece, ela começa a melar aparecendo aqueles mosquitos de fruteira, além de oxidar e estragar mais rápido.

No dia seguinte ao corte, a banana já está com a ponta seca e fechada, conservando-se íntegra por uma semana.
A última foto mostra a banana madura com 1 semana, bem preservada e com a ponta parecendo um umbigo seco.

Eu recomendo, vale a pena e não atrapalha em nada o amadurecimento.

 

 

DICAS PARA CRESCER E VIVER EM PAZ

• Afirme somente se tiver certeza.
• Acredite somente se lhe derem fatos.
• Gaste somente se souber de onde tirar fundos.
• Coma somente se tiver fome.
• Durma somente se tiver sono.
• Fique na sua e, em caso de dúvida, siga seu próprio nariz.
• Abrace muito, beije mais ainda, e ria, já que a vida é de graça.
• Peça: sempre haverá alguém que lhe dará o que você está precisando.
• Despeça-se do que já passou – quem vive de passado é museu.
• Pare de se preocupar. Suas desgraças nunca serão do tamanho que você pensa. Nem seus êxitos.
• Perdoe-se por suas burrices e fracassos. Se você não se perdoar, vai ser inútil pedir desculpas ou dizer
“sinto muito” a quem quer que seja.
• Reze para agradecer, nunca para pedir. Você já recebeu mais do que o suficiente para crescer e ser feliz.
• Não perca tempo em discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção, tome um banho frio, ou vá dar uma volta de bicicleta pela cidade.
• Desista de fazer a cabeça dos outros – o que eles pensam de você não é de sua conta.
• Cuide de si mesmo como se estivesse cuidando do seu melhor amigo.
• Expresse a sua individualidade. Transe a sua sexualidade. Apóie-se em seus talentos e virtudes.
• Concentre-se em seus objetivos “Pare de fumar”, faça sempre ginástica.
• Mude algo em si mesmo todos os dias. Dê um abraço apertado em alguém.
• Faça alguma coisa que sempre desejou fazer, que pode fazer, mas que tinha vergonha.
• Cometa erros novos. Simplifique sua vida. Deixe bagunçado. Pare de frescura.
• Acredite no amor, nada no mundo é mais digno de crédito. Ame, não é vexame nenhum.
• Nunca pense que o amor é uma “água morna”, onde há amor, há respeito pelas diferenças.
• Onde as diferenças são aceitas, existem pontos de vista contrários; e onde existem pontos de vista contrários, há conflitos e desentendimentos. Não se intrometa na vida dos outros, nem julgue as pessoas de jeito nenhum. Deixe-as ser como são e curta o melhor de cada um.
• Grandes amizades não se perdem em pequenas disputas. Se perderem, é porque não eram nem amizades, muito menos grandes.
• Leia o que está escrito, ouça o que é dito se não compreender, pergunte.
• Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É assim que se aprende.

 

Para atingir os seus sonhos

Abra os olhos para ver as coisas como realmente são.

Basta apenas acreditar em você mesmo.

Considere as coisas por vários ângulos.

Desistir e entregar-se, jamais.

Entenda a si mesmo para entender melhor seus semelhantes.

Família e amigos são tesouros escondidos, procure encontrá-los desfrutar de suas riquezas.

Ganha mais quem faz e doa mais do que planejou.

Hoje aproveite a vida. O ontem já passou e o amanhã pode nunca chegar.

Ignore aqueles que lhe tentam desencorajar.

Já chegou a hora de agir. Faça. Haja.

Know-how para conseguir: Continue tentando, sem se importar quão duro possa parecer, pois aos poucos tudo ficará mais fácil.

Leia, estude e aprenda sobre tudo o que é importante na sua vida.

Mais do que tudo, queira seus sonhos.

Nunca minta, trapaceie ou roube enquanto persegue uma boa meta.

Obtenha mais paz e harmonia evitando fontes, pessoas, lugares, coisas e hábitos negativos.

Prática leva a perfeição.

Quem desiste nunca vence e os vencedores nunca desistem.

Ressalte e defina seus objetivos e vá em direção a eles.

Sonhos: apegue-se a eles.

Tome e assuma o controle de seu próprio destino.

Uma boa atitude: pare de adiar.

Visualize o que você quer.

Watts: Ponha energia em sua vida. Acelere seus esforços e faça acontecer.

Xis: o “x” da questão é: você é uma criação única de Deus, nada nem ninguém pode substituir você.

Zele por sua auto-estima.

 

Confira algumas dicas de etiqueta ao telefone celular:

Quando desligar o celular?

Os celulares devem ser desligados em vários momentos: em reuniões de trabalho e em cinemas, teatros e locais impróprios (como festas, recepções ou reuniões íntimas).
Se estiver esperando uma ligação muito importante deixe no vibracall e afaste-se para atender, celulares em hospitais, só para os profissionais que estão a trabalho e, ainda assim, apenas nas áreas permitidas.

Em quais locais pode-se utilizar?

Pode usar sem medo em cafés, em salas de espera, filas de banco, etc.

Pode-se usar celular na cintura?

É um modo não muito elegante, mas, a trabalho, durante o dia não há muitas alternativas, pelo menos para os homens, o melhor é não usa-lo pendurado em bolsas, cintos e muito menos pochetes, e, na hora de correr, no Cooper, deixe-o em casa.

Onde você está?

Esqueça esta pergunta, ao ligar para um celular nunca pergunte onde você está?
A pergunta correta, assim que a outra pessoa atender, é se é possível falar naquele momento.

Na espera?

Quando atender o seu celular e estiver com outras pessoas seja rápido, nada mais impróprio do que atrapalhar a conversa do grupo com um papo paralelo, pior que isso, só quando um casal está em um restaurante ou bar e um dos dois atende o celular e engata uma conversa infindável.

Deve-se retornar?

Nunca deixe de retornar uma ligação de sua caixa postal, no mundo moderno dos negócios e relações empresariais todo ato está sendo avaliado como postura profissional.

Ligado ou desligado?

Se não quiser ser encontrado é melhor deixar o telefone desligado ou no vibracall. Se você esqueceu de configurar para vibracall, não finja que não é o seu celular que está tocando, peça licença e seja rápido.
E cuidado com os toques “alegrinhos”. Já pensou se a “cucaracha” tocar no momento da assinatura do seu contrato do ano?

Posso ligar de madrugada?

Não. Qualquer que seja o meio de comunicação é bom lembrar uma antiga regra de etiqueta: nunca “incomode” ninguém antes das 9h e depois das 22h, a menos que já tenho combinado anteriormente.
Com relação ao celular essa regra deve ser seriamente respeitada.

É preciso ser discreto em restaurantes?

Sim. Sozinho em restaurantes abaixe o volume para que não seja ouvido na cozinha e atende em voz baixa.
Mas muito baixo mesmo, pois a mesa ao lado não precisa e nem deseja ouvir sua conversa.

Me empresta o celular?

Não. Evite pedir emprestado o celular dos outros, só o faça em casos extremos.

 

15 Dicas ao ir no Supermercado

Fazer boas escolhas faz parte do processo de reeducação alimentar, por isso o momento da compra dos alimentos também é importante, por isso elaborei algumas dicas que podem te ajudar na hora das compras.

1 – Antes de sair de casa faça uma lista com tudo que precisa comprar e guie-se por ela no supermercado, assim você evitará compras de alimentos desnecessários.

2 – Não vá ao supermercado com fome, pois dessa maneira fica difícil controlar o impulso de comprar alimentos calóricos e gordurosos.

3 – Leia os rótulos dos produtos. Lá você encontrará informações importantes, como teor calórico dos alimentos, quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais. Cuidado com os alimentos “diet” e “light”, pois nem sempre são melhores opções, além de serem mais caros. Compare com o produto convencional e veja se vale a pena.

4 – Fique atento ao prazo de validade dos alimentos, principalmente se eles estiverem em promoção, pois muitas vezes nestas situações, os alimentos estão com a data de validade próxima do vencimento.

5 – Prefira os produtos naturais aos industrializados. Evite comprar pratos prontos.

6 – Compre muitas frutas para fazer sucos. Eles são mais saborosos e saudáveis que os industrializados. Se você não tem tempo para preparar, opte pela polpa congelada.

7 – Compre temperos e especiarias naturais, como manjericão, alecrim e outros. Dispense molhos gordurosos. Eles acrescentam muitas calorias nas preparações.

8 – Evite passar no corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas a vista fica mais difícil resistir às tentações. Caso você more com outras pessoas que fazem questão destes alimentos, compre uma quantidade pequena.

9 – Observe o estado da embalagem dos produtos. Fique atento com qualquer alteração, como caixa amassada, lata estufada, vidro trincado ou plástico perfurado.

10 – Verifique nos produtos congelados, se na superfície existem placas de gelo encobrindo a embalagem. Caso isso ocorra, evite levar o produto, pois é sinal de que o mesmo foi descongelado e por algum motivo novamente congelado.

11 – Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, auxiliam no bom funcionamento do intestino. Existem vários pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.

12 – Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis e consequentemente possuem menos calorias.

13 – Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos. Dê preferência aos leites e iogurtes desnatados.

14 – Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelo light ou diet. Mas não se esqueça que o ideal é evitar o consumo excessivo de qualquer refrigerante. Prefira beber água,

15 – Se você faz suas compras mensalmente, cuidado na hora de armazenar as compras quando chegar em casa. Coloque os alimentos da compra anterior na frente, para serem consumidos primeiro, já que a data de validade está mais próxima do vencimento, deixe os novos para serem consumidos por último, assim você evita prejuízos.
Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

 

Truques que facilitarão sua vida na cozinha
Abacaxi
O abacaxi é indicado como a melhor sobremesa para churrascos. A fruta contém uma substância digestiva chamada bromelina que facilita o processamento da carne pelo estômago.
Suco de casca de abacaxi: Lave-o bem antes de cortar. Coloque as cascas em uma vasilha com 1 litro de água e deixe quieto por 24 horas. Após este tempo, basta coar e adoçar a gosto.
Abridor de latas
Quando o abridor de latas ficar preto, deixe-o de molho no vinagre por uma noite e no dia seguinte, esfregue-o com saponáceo. Ele ficará limpinho.
Açúcar
Para evitar que o açúcar fique empedrado, coloque dentro do recipiente algumas bolachas salgadas.
Alface
As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.
As folhas de alface se conservarão como novas na geladeira se você colocar perto delas, um limão partido.
Alho
Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.
Se você não tem paciência e nem tempo de descascar o alho toda vez que prepara a comida, peque uma quantidade de alho em que você usa na semana toda, descasque e esprema em um vidro, cubra com óleo e guarde na geladeira. Pode ser guardado durante uma semana.
Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.
Utilize sacos plásticos para guardar alhos, pois assim eles se conservam melhor.
Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.
Muita gente sofre na hora de descascar alho. Além de ser operação que exige certa perícia, ainda deixa um cheiro insuportável nas mãos. Mas com uma simples dica é possível facilitar bastante a ação. Basta deixar os alhos de molho por 10 minutos em água fresca. Na hora de escorrê-los, você irá notar que as cascas sairão com facilidade, bastando apenas dar uma ligeira esfregada.
Arroz
O arroz queimou? Se você puser uma cebola cortada ao meio na panela desaparece o cheiro de queimado.
Quando cozinhar arroz, depois de pronto, retire a panela do fogo e coloque-a sobre um pano molhado em água. Isso faz o arroz soltar do fundo.
Para fazer uma torta de arroz, bata 3 gemas e arroz suficiente para 4 pessoas no liquidificador até que vire uma pasta. Acrescente uma pitada de sal e em seguida, misture uma caixinha de creme de leite à mistura de ovos e arroz. Derrame tudo numa travessa untada com margarina e cubra com bastante queijo ralado e/ou mussarela. Leve ao forno por ± 20 minutos.
O arroz ficará mais gostoso se lhe forem acrescentados uma folha de louro e um ramo de tomilho na hora de cozinhá-lo. E depois de pronto, não deixe de colocar um pedaço de manteiga. Misture com o próprio garfo.
Para o arroz ficar soltinho pingue algumas gotas de limão ou vinagre à água do cozimento.
Azeite
Azeite caseiro: Para isso, fure algumas azeitonas com um garfo e coloque-as dentro de um recipiente com óleo. Deixe a mistura na geladeira por cinco dias.
Bacalhau
Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal. E para o bacalhau ficar macio e mais gostoso, depois de tirar o sal coloque-o de molho em leite.
Bacon
Para que as tiras de bacon não enrolem na hora de fritar, deixe-as antes de molho em um pouco de água. Seque e só depois frite. Outra opção seria furar as tirar com um garfo e leve-as ao óleo ainda frio.
Quando for preparar bacon no forno de microondas, forre um prato de vidro com três folhas de papel-toalha e coloque por cima as fatias de bacon, lado a lado. Cubra com mais três folhas do mesmo papel e leve ao microondas, em potência alta, por 4 ou 5 minutos, dependendo da marca do seu aparelho. Espere 2 minutos antes de comer o bacon, que estará crocante e sequinho.
Banana
Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.
Batatas
Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.
Para dar um sabor especial às batatas fritas coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.
O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.
Purê de batata requentado: adicione um pouco de leite e bata vigorosamente com uma colher de pau.
Purê de batata leve e fofo: esprema-as ainda quentes, por isto, cozinhe-as sem cascas. Um pouco de leite em pó deixara seu purê leve como suflê.
Para fazer um delicioso purê de batatas, esprema as batatas ainda quentes e cozinhe-as já descascadas. Pouco antes de servir misture delicadamente uma clara batida em neve.
O purê de batatas ficará mais saboroso se acrescentar uma clara batida em neve às batatas já cozidas e amassadas. E para que fique com uma boa consistência, coloque um pouco de leite em pó.
Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água de cozimento alguns cravos da índia.
Não jogue fora a casca da batata. Frite em óleo quente, tempere com sal e sirva como aperitivo.
O purê de batata ficará mais delicioso se as batatas forem espremidas ainda quentes.
Berinjela
Para tirar o amargo da berinjela, deixe-a de molho na água com um pouco de sal e vinagre por meia hora.
Beterraba
Quando você cozinhar beterrabas aproveite essa mesma água no cozimento do feijão. O sabor ficará especial.
Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.
Bife a milanesa
Quando for fazer qualquer carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.
Bolos
O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.
Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.
Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.
Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.
Não use margarina para untar forma, pois por conter água na sua composição, quando aquecida faz ressecar e grudar a massa na forma, prefira a manteiga ou óleo.
Bucho
Para eliminar o cheiro da dobradinha, é só cozinhá-la junto com uma laranja ácida cortada ao meio, com a casca.
Café
Pó de café mantém o sabor por mais tempo se for guardado num recipiente bem fechado, dentro da geladeira.
Dê um toque especial ao café. Acrescente pau de canela. Desta forma o café ganha um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.
Para tirar a acidez do café acrescente um pouco de sal ao pó no coador.
Caldas
Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar. Para evitar que a calda de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.
Carnes
Quando fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque.
Os bifes dourarão mais rápido se você acrescentar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.
Para o bife à milanesa ficar com aquela casquinha crocante, você deve passar os bifes na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.
Quando for preparar carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente a farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.
O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.
Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.
Para dar a cor dourada aos bifes, coloque na hora da fritura uma colher de sobremesa de massa de tomate.
Para amaciar uma peça de carne deixe-a por algumas horas numa mistura de azeite e vinagre.
Como fazer para que a carne na panela de pressão fique bem macia? Uma boa dica é cozinhar a carne (lagarto, peixinho, capa de filé) inteira na cerveja, além de dar maciez à carne ela desmancha-se e o que é melhor não fica com gosto de cerveja. Proporção: 1 latinha para 1 kg de carne.
Um bolo de carne moída fica mais gostoso quando se mói a carne com um pouco de toucinho defumado.
Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes é só deixar de molho no suco de limão antes de preparar.
Antes de fazer o churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, coca-cola e caldo de laranja e limão. O churrasco ficará macio.
Cebolas
Se guardar na geladeira metade da cebola, evite que ela resseque passando sobre o corte um pouco de manteiga.
Para tornar a cebola mais digestiva deixe-a de molho, com casca, por uns minutos antes de usá-la.
Para evitar as lágrimas ao cortar cebola, guarde-as na geladeira.
Antes de colocar rodelas de cebola na salada, deixe-as de molho por 15 minutos na água. Além de mais saborosas elas perderão aquele gosto forte.
Condimentos
Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na geladeira.
Couve
Para couve ficar macia: depois de rasgadas, deixe-as de molho por alguns minutos em uma vasilha com água quente. E ao refogar, use manteiga com bastante alho cortado e bem fininho.
Use manteiga com bastante alho cortado bem fininho para refogar a couve.
Couve-flor

Evite que a couve-flor escureça durante o cozimento. Coloque na água uma colher de sopa de leite e deixe a panela sem tampa.
Cozinha
Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.
Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.
Churrasco
Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja ou de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.
Churrasqueira
Para apagar a churrasqueira, jogue sobre as brasas um punhado de sal.
Detergente
Detergente mais eficiente. Torne o detergente mais eficiente dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.
Extrato de tomate
Para evitar que se forme mofo na lata de extrato de tomate guarde o que sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de cobrir com um pouco de azeite ou óleo.
Facas
Se você não tem pedra de afiar ou afiador, use a base de uma caneca de cerâmica. Passe a faca com firmeza e cuidado. Repita o movimento várias vezes na mesma direção.
Farinha
Coloque algumas folhas de louro secas no pote onde guarda a farinha. Assim, evitará o aparecimento de bichinhos.
Feijão
Para engrossar o feijão que ficou aguado, acrescente uma mistura de água e maisena.
Se tiver um espaço sobrando na gaveta da geladeira, saiba que é um ótimo lugar para guardar o feijão, desde que ele esteja dentro de um saco plástico bem fechado.
Para que o feijão fique mais saboroso: junte, no momento de levar ao fogo, um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e cebolinha verde. Para os que preferem alimentos mais fortes, pimenta-do-reino moída na hora é um tempero que vai muito bem com feijão.
Para a feijoada ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo de caldo de laranja.
Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.
Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.
Feijão em menos tempo e gastando pouco gás. Desligar o fogo da panela de pressão quando começar a sair vapor pelo orifício de saída. Deixe a panela tampada e quieta por 40 minutos.
Fígado
Para que o fígado não endureça, tempere-o com um tomate maduro amassado.
Para que o fígado não fique duro ao fritar, polvilhe antes com maisena ou farinha de trigo.
Para que os bifes de fígado fiquem macios, acrescente um pouquinho de leite ao temperar.
Fogão
Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com esponja de aço. Assim as manchas sairão mais rápido.
Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã.
Limpando o fogão. Muitos produtos são vendidos para a limpeza do fogão. Uma solução caseira que também é muito eficaz é misturar água morna com bicarbonato de sódio. Você logo vai notar a diferença.
Frango
Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.
Para que o frango fique mais macio, coloque uma pitada de fermento em pó na água do cozimento.
Para deixar o frango à milanesa mais gostoso misture manjericão fresco picado na farinha de rosca que será utilizada para empanar.
Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o antes na geladeira por 1 hora. Assim, a farinha irá aderir melhor ao frango na hora da fritura.
Para amaciar o frango, coloque uma pitada de fermento em pó no tempero.
Asse o frango com maçãs dentro. Darão um sabor delicioso e deixarão a carne mais úmida.
Quando preparar frango frito ou frango à passarinho, ponha uma colher de maisena na gordura bem quente. Eles irão ficar dourados, sequinhos e evitará que grudem na panela.
Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.
Frituras
Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira de 10 a 15 minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.
Quando sobra muita gordura de uma fritura, ninguém quer jogar fora. O negócio é economizar, guardá-la para aproveitar outra vez. Só que já ficou com um cheiro desagradável, um gosto amargo e dificilmente poderá ser usada para qualquer coisa. Para evitar isso, assim que terminar a fritura deite sobre a gordura ainda quente algumas rodelas de batata crua. Espere um pouquinho, retire as rodelas e pode guardar sua gordura sossegada, pois a batata absorveu todo o gosto deixado pelo que você fritou.
O pior da fritura é a gordura que espirra. Imagine que isso pode ser evitado salpicando sal no fundo da frigideira antes de acrescentar alimentos ou gordura.
Pode-se evitar que a gordura queime, durante as frituras, colocando-se na frigideira uma cenoura pequena. Ela vai tirar qualquer cheiro de queimado.
Um truque para que a fritura fique bem sequinha: antes de levar a gordura ao fogo acrescente uma colherinha de álcool. Mas, lembre-se que a gordura deve estar fria, para evitar que o fogo se forme na frigideira!
Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo.
Um dente de alho no óleo das frituras absorve o cheiro e o excesso de gordura.
Garrafa de café
As garrafas de café ficarão sem odor ou cheiro, se colocar dentro delas, por mais ou menos 10 minutos, uma solução de água quente e sal. Depois é só enxaguar.
Geladeira
Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.
Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.
E para manter a geladeira sempre cheirando bem, molhe um chumaço de algodão em baunilha e deixe-o dentro da geladeira. Troque sempre que for necessário.
Gelatina
Gelatina: use leite no lugar de água. Atenção: não prepare com sabores de frutas cítricas, pois vai talhar/azedar.
A gelatina ficará mais saborosa se você trocar a água pelo leite.
Isopor
Utensílios de isopor: Para limpá-los, lave com água e bicarbonato e não use sabão!
Lasanha
Na hora de fazer uma lasanha, você pode utilizar um procedimento simples para deixar a massa mais saborosa. Em primeiro lugar, evite o cozimento da massa antes de ir ao forno. Basta colocar a massa de molho em uma bacia de leite frio de um dia para o outro. Depois do molho é só montar o prato e levá-lo ao forno. Não deixe de colocar leite suficiente para cobrir toda a massa, pois parte do líquido é absorvido pela massa, deixando-a mais gostosa e fofinha.
Leite
Para não derramar o leite quando ele está fervendo coloque no fundo da leiteira um pires de porcelana, virado com a boca para baixo. Outra dica é colocar uma colher dentro da leiteira antes do leite ferver.
Linguiças
Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.
Maçã
A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o chá é indicado para inflamações na bexiga. Mas lembre-se, para que a maçã descascada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.
Macarrão
Um pouquinho de pimenta-do-reino no queijo ralado dará um toque especial a macarronada.
Maionese
Retire a maionese que sobrou no fundo do vidro espremendo o suco de meio limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.
Mandioca
Para conservar a mandioca por um mês, descasque-a, lave-a, seque e guarde em um saco de plástico fechado dentro do congelador.
Mãos
Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.
Massas
Para não alterar a consistência da massa de suas receitas, não use manteiga ou ovos gelados. A sua receita irá ficar da maneira que você imagina, sem alteração!
Microondas

Para limpar o forno de microondas, coloque uma vasilha com água e ligue no forno por 2 minutos. E então, passe um pano ou papel toalha e seque em seguida.
Para tirar qualquer odor do microondas, limpe seu interior com um pano embebido numa solução de bicarbonato e água morna.
Óleo
Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.
Reaproveite o óleo usado na fritura colocando, quando ainda quente, algumas fatias de batata crua. A batata absorverá todo e qualquer sabor estranho ao óleo.
Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.
Ovos
Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.
Quando preparar omeletes ou suflês adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão muito mais.
Os ovos fritos ficarão com as claras bem brancas e sem beiradas esturricadas se, logo após terem sido colocados na frigideira, receberem uma ligeira borrifada de água fria.
Para que a omelete não grude no fundo da frigideira, esfregue sal no local antes de colocara a mistura.
Para guardar os ovos coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.
Omelete mais leve e saborosa. Misture um pouco de leite (uma colher para cada ovo) aos ovos enquanto bate sua omelete. Além de mais saborosa e cremosa, ela crescerá mais.
As claras dos ovos muitas vezes são desperdiçadas quando precisamos só da gema. Para não jogá-las fora e conservá-las por mais tempo, coloque cada clara em um recipiente individual das fôrmas de gelo, depois cubra a fôrma de gelo com um plástico aderente. Assim as claras vão durar muito mais.
Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.
Para conseguir bater as claras em neve com perfeição, é necessário que estejam em temperatura ambiente. O recipiente e batedor ou garfo que for utilizar devem estar perfeitamente secos e sem traços de gordura.
Acrescente algumas gotas de limão. Ficarão no ponto rapidamente.
Para descascar ovos de codornas depois de cozidos, pegue uma tesoura e faca um corte do lado mais chato (mais gordo) do ovo, onde fica a bolsa de ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.
As claras em neve crescerão mais se forem acrescentadas 3 gotas de limão ou uma pitada de sal.
Panelas
Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.
Para tirar as manchas amareladas da panela depois de uma fritura, ensaboe a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela estiver quente.
Peixes
Para dar sabor especial ao peixe deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.
Para reduzir o cheiro de peixe no ar ponha suco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Isso diminuirá a fumaça e o cheiro.
Se você quiser que o peixe congelado fique com sabor de peixe fresco, descongele-o diretamente no leite.
Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará mais gostoso e cheiroso.
O peixe não gruda na assadeira e fica com mais sabor se o fundo da assadeira for forrado com uma camada de fatias de batatas cruas.
Pimentão

Deixe para picar o pimentão após a cebola. Ele tirará facilmente o cheiro de cebola das mãos. Para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos com água e sabão.
Plásticos
Para tirar o cheiro forte de vasilhames de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. Se ainda continuar deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.
Polenta
Antes de fritar a polenta, passe-a na farinha de trigo. Assim, ela ficará mais macia e com uma crosta crocante.
Experimente fazer a polenta (angu mole com molho) cozinhando o fubá no caldo de carne. Sua receita ficará ainda mais deliciosa.
Queijos
Para recuperar o queijo que ficou duro, é só deixá-lo de molho no leite de um dia para o outro.
Quiabo
Para remover a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque e coloque em um recipiente com suco de limão por 15 minutos. Lave novamente, corte e cozinhe.
Repolho

Repolho roxo, cozido e não desbotado: adicione a água do cozimento gotas de limão ou vinagre.
Para deixar o repolho claro e macio, acrescente a seu cozimento um pouco de leite.
Para que o repolho fique mais macio e saboroso é muito fácil. Depois de picar ou ralá-lo, é só colocá-lo em uma travessa funda e despejar sobre ele água fervendo até cobri-lo todo. Deixe descansar por uns 5 minutos, escorra a água e aí é só usar temperos ao seu gosto.
Requeijão
Para fazer um requeijão cremoso, você precisará de 2 litros de leite tipo C, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto. Coloque o leite numa panela e quando começar a ferver, coloque o vinagre e mecha. Desligue o fogo. Escorra o soro. Coloque a massinha no liquidificador e misture com a manteiga e sal. Bata até ficar cremoso.
Sal
Excesso de sal na comida? Coloque batatas cruas no feijão ou outro cozido. Elas retiram o excesso de sal.
Para absorver a umidade, misture ao sal do saleiro alguns grãos de arroz ou feijão.
Saladas
Às vezes, ao fazer uma salada, a aparência e consistência dos tomates são muito flácidas. Basta cortar os tomates no sentido vertical para eles ficarem mais firmes.
Tábua de carne
Quando a tábua de carne ficar com cheiro de alho, cebola, peixe etc., esfregue-a com um pedaço de limão, ou bicarbonato, enxaguando em seguida.
Tempero
Faça um tempero caseiro: Você precisará de 2 maços de cheiro-verde, 6 dentes de alho e ½ kg de sal. Misture tudo no liquidificador e bata por alguns segundos. Coloque em um vidro esterilizado e totalmente seco.
Tomates
O segredo para os tomates amadurecerem com um colorido mais rico e com a polpa mais saborosa e suculenta é deixá-los no escuro. Os tomates, quando deixados à luz solar, ficam esbranquiçados e massudos. Por isso, é aconselhável colocá-los dentro de um armário embrulhados em um papel grosso até amadurecerem. Quando estiverem maduros, conserve-os em geladeira, retirando-os só na hora de usar.

Torresmos
Torresmos não são nada saudáveis, mas deliciosos. Eles ficarão mais macios e crocantes se você respingar cachaça enquanto eles estiverem dourando na panela.
Tripa
Para diminuir o cheiro da tripa (bucho) é só cozinhar junto com uma laranja ácida com casca, cortada ao meio.
Verduras
Ao cozinhar as verduras, coloque uma colherinha de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras. Evite usar o bicarbonato porque ele elimina as vitaminas.
Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água, possibilitando que sejam catados e jogados fora.
Vinagre
Para dar um aroma agradável ao vinagre coloque no frasco algumas folhas de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.
Dê um sabor especial ao vinagre colocando na garrafa uma azeitona verde.
 

 

 

 

 

Cadastre seu e-mail e receba novas atualizações do site.

Assine a nossa newsletter:


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!